Um jogo divertido e inclusivo para ensinar o conceito de verdadeiro e falso de forma concreta e visual!
Os alunos observam imagens de animais reais e misturados (como um pinguim com juba de leão 🦁🐧) e decidem se o animal é de verdade ou de mentira — levantando plaquinhas de “V” ou “F”.
Criado por Yulee Mendonça, psicóloga e neuropsicóloga, esse recurso trabalha raciocínio lógico, observação e linguagem, ajudando a desenvolver pensamento crítico e compreensão conceitual em crianças com ou sem dificuldades de aprendizagem.
O que o professor recebe:
-
Imagens de 12 animais verdadeiros e de 12 animais misturados
-
Plaquinhas de “Verdadeiro” e “Falso” (para imprimir e colar em palitos)
-
Instruções completas de aplicação e variações de uso
-
Objetivos pedagógicos e habilidades da BNCC
Habilidades BNCC
-
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
-
(EF01CI04) Comparar características dos seres vivos, reconhecendo semelhanças e diferenças.
-
(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, local, etc.).
Como usar
-
Mostre uma imagem para a turma.
-
Pergunte: “Esse animal é verdadeiro ou falso?”
-
Os alunos levantam a plaquinha correspondente e explicam o motivo.
Pode ser jogado em grupo, dupla ou individualmente, e adaptado para diferentes níveis de linguagem e atenção.
Indicado para:
Professores do Ensino Fundamental, psicopedagogos e terapeutas que trabalham linguagem, atenção e compreensão conceitual. Ideal para alunos com TEA ou dificuldades com conceitos abstratos.
Como eu recebo o meu produto?
Todos os nossos produtos são digitais.
Assim que a compra por aprovada, você recebe um email com o conteúdo.
Confirme seu email antes de concluir a compra.