Um recurso prático e científico para ajudar professores e profissionais da educação a descobrir qual fonte é mais confortável para cada aluno durante a leitura.
O material foi criado por Yulee Mendonça, psicóloga e neuropsicóloga, e é um instrumento de triagem informal que permite observar preferências de leitura em alunos com e sem dificuldades de aprendizagem.
Não é um teste diagnóstico, mas um apoio prático e ético para tornar materiais pedagógicos mais acessíveis e personalizados.
O que o profissional recebe:
-
Teste rápido com trechos curtos em 3 diferentes fontes
-
Variações de tamanho e espaçamento de texto
-
Instruções detalhadas de aplicação e interpretação
-
Campos para observações e autoavaliação da criança (“Fácil de ler”, “Um pouco difícil”, “Difícil”)
-
Sugestões de uso e orientações éticas
Habilidades e objetivos
-
Avaliar conforto visual e fluidez na leitura
-
Ajudar o professor a escolher a melhor fonte e tamanho para cada aluno
-
Estimular percepção metacognitiva (“como me sinto lendo”)
-
Promover práticas inclusivas de design pedagógico
Indicado para:
Professores, psicopedagogos, fonoaudiólogos e neuropsicólogos que desejam criar materiais adaptados para alunos com TEA, TDAH, dislexia ou dificuldades de decodificação.
Também pode ser usado com turmas de alfabetização para identificar preferências gerais de leitura.
Como eu recebo o meu produto?
Todos os nossos produtos são digitais.
Assim que a compra por aprovada, você recebe um email com o conteúdo.
Confirme seu email antes de concluir a compra.